segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Tipos de Comunicação
Empresa: Grupo AMEP
Comunicação Interna
A comunicação interna é a comunicação responsável pela circulação de informações, tanto entre a diretoria da empresa para os funcionários subordinados, como também entre funcionários do mesmo nível de subordinação.
Objetivo de comunicação
O House Organ é o nome dado ao veículo de comunicação (jornal ou revista) de uma empresa. Geralmente, é usado para divulgar os fatos, eventos e realizações da empresa e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público destinado, mas o House Organ tem o público interno como alvo prioritário.
Imagem da empresa
Há mais de 50 anos no mercado de revenda de veículos, petróleo, transporte e agorbusiness, o Grupo AMEP enfatiza os valores como ética e compromisso que orientam as empresas do Grupo, sempre com foco no atendimento das necessidades de seus clientes e parceiros.
Em todas as atividades o homem é o seu maior valor. O Grupo AMEP acredita que investir e apoiar as comunidades onde atua é antes de tudo um compromisso. Meio ambiente e responsabilidade social fazem parte do seu negócio.
Empresa: Petrobras
Comunicação Institucional
A comunicação institucional visa implementar o plano de posicionamento e gerenciar a marca, pela construção de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização. Essas ações visam tanto o público interno quanto o externo.
Por meio das relações públicas, enfatiza os aspectos relacionados com a missão, a visão, os valores e a filosofia da organização e contribui para o desenvolvimento do subsistema institucional, compreendido pela junção desses atributos.
Objetivos de comunicação
A visão deve estar relacionada com "o que" a empresa quer se tornar no futuro, daqui a cinco ou dez anos. Funciona como uma “bússola” que a norteia no decorrer dos anos. Por ser uma das primeiras e mais importante fase do planejamento estratégico, a empresa deve dedicar tempo e cuidados especiais para amadurecê-la e torná-la significativa. Outro objetivo da visão é articular como será o ambiente competitivo.
A missão é a razão de ser de uma organização associada às necessidades sociais a que ela atende e ao seu foco fundamental de competências e atividades. A missão determina a forma, a natureza do conhecimento técnico, o campo de atuação e o meio instrumental a ser utilizado pela organização. Esse sistema de comunicação deve ser eficiente tanto para o público externo, como para o interno. É preciso transformar informação em compreensão.
Imagem da empresa
Desde 1953 no ramo petrolífero, a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobrás é uma Companhia integrada que atua na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados no Brasil e no exterior. Uma empresa de energia com enorme responsabilidade social e profundamente preocupada com a preservação do meio ambiente. É uma companhia que tem a sua trajetória de conquistas premiada por inúmeros recordes e pelo reconhecimento internacional.
Empresa: Nike
Comunicação Mercadológica
A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e, evidentemente, aumentando as suas vendas. É toda e qualquer atividade de comunicação comercial empregada na divulgação de produtos e serviços independentemente do suporte ou do meio utilizado; ou seja, além de publicidades, anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio e banners na Internet, são exemplos de comunicação mercadológica as embalagens, as promoções, o merchandising, e a forma de disposição de produtos em pontos de vendas.
Objetivo de comunicação
Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva. Por exemplo, a campanha promocional provavelmente será construída em torno de um tema de “preços baixos, baixos”. Em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na frente. Por exemplo, o produto deve ter características que justifiquem um preço mais alto, e a promoção deve criar uma imagem de alta qualidade para o produto.
Alguns profissionais de marketing, como as organizações de negócios, querem usar o marketing para influenciar a escolha da marca e a compra, enquanto outros, como as organizações de saúde e o governo, utilizam a "demarquetização" para convencer as pessoas a parar de fumar ou a praticar sexo seguro. Nesses casos, os consumidores são receptáculos de tentativas de influencia. Essa perspectiva de influência do consumidor é a preocupação de muitos, incluindo aqueles ligados ao marketing, à educação e à proteção do consumidor.
Imagem da empresa
Fundada em 1964 por Bill Bowerman e Knight, a Nike trabalha na fabricação de tênis e materiais esportivos. Bowerman com sua a visão de que “se você tem corpo, é um atleta”, conseguiu fazer com a nike crescesse como vemos hoje: a mais famosa marca de artigos esportivos do mundo.
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